segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Raízes (?)

É meio estranho, mas sinto uma espécie de necessidade de "começar tudo do início".
Tudo por que passamos nos marca de alguma forma - gosto de lembrar sempre que não importa muito as experiencias pelas quais passamos, mas o que aprendemos, o que fazemos, as lições que tiramos do que vivemos. Parece uma coisa boba, mas não é.
Já vi o mundo como se o estivesse vendo pela primeira vez diversas vezes (e quero conseguir continuar fazendo isso sempre). Não acho possível falar sobre tudo o que vivi, bem como não falarei de tudo que vou viver. Também não conseguirei descrever todas as marcas que ficaram e ajudam a compor o que sou. Mas acho relevante questionar sobre as minhas "raízes", é meio difícil identificá-las quando se nasce numa cidade, passa um período importante para a formação do seu "eu" em outra, atualmente mora em uma terceira (sendo essa provavelmente a última em ordem de preferencia) e tem parentes que moram em cidades diferentes os quais visita periodicamente. A sensação de "não sou daqui" interagindo com a curiosidade de conhecer mais lugares, mais pessoas, mais formas de vida é algo engraçado.
Talvez todos tenhamos a necessidade de dizer de onde somos, ter aquele grupo que nos identifica, o lugar para onde voltar. Vamos então questionar. Isso realmente faz parte da nossa identidade ou é mais uma forma de mascará-la para sermos tratados como um todo e não como um indivíduo único? Não digo que somos uma bolha, nossas experiencias vão influenciar no que somos. Adquirimos os costumes de acordo com o meio, mas, como já disse lá em cima, o que fazemos com as experiencias pelas quais passamos é o que realmente vai nos diferenciar.
Não quero rasgar o passado, não quero menosprezar a cultura (nunca!). Quero questionar e poder abrir os olhos para ver o horizonte todo, quero me sentir livre para pensar. Quero conseguir ver os erros que já viraram costume, quero conseguir melhorar. Quero conseguir ver a beleza do passado e a porcaria do presente. Quero valorizar a beleza do que foi feito no lugar de onde vim.
Acredito na possibilidade de convívio entre diferentes culturas, para isso o respeito é fundamental. A curiosidade nos move.
Vivi. Estou vivendo. Tenho sede para viver muito mais.

5 comentários:

  1. entendo-te, questao sempre levantada em mim ao iniciar uma conversa com desconhecidos;"de onde você é?" me perguntam ao notarem meu sotaque enrrolado "não sei..."respondo "nasci na paraiba, morei em quase todo o nordeste, passei toda minha adolescencia em Belèm do Para, estou em São Paulo"; Estou, tudo consiste nisso.

    Um novo rumo
    Compositor(es): Artur Verocal/geraldo Flach

    Vou caminhando sem caminho
    Em cada passo vou levando meu cansaço.
    O que me espera uma terra, um desencontro
    A cidade, a claridade.
    E essa estrada não tem volta
    Lá se solta o fim do mundo
    Um fim incerto que me assusta
    Longe ou perto se prepara
    Ninguém pára para pensar
    Para olhar a dor que chora a morte
    De um valente lutador.
    Quem foi já não sou.

    Vou chegando à encruzilhada
    Descobrir um caminho e uma nova direção
    Onde eu piso vou deixando o que não sou,
    (Vou para a luta, eu vou)
    Não paro não, vou para a luta, agora eu vou
    Não paro não

    Tem tanta gente que se vai
    À imensidao do seu querer
    Querendo vida sem a morte
    Ser mais forte sem sofrer
    E ter certeza sem buscar
    Ganhar o amigo sem se dar
    Sem semear colher o amor
    O amor ferido pela guerra
    Quem na terra desconhece
    Aparece sem valor
    Levo o meu braço qual alguém
    Que já caiu mas levantou
    Quem foi já não sou.

    Vou chegando à encruzilhada
    Descobrir um caminho e uma nova direção
    Onde eu piso vou deixando o que não sou,
    (Vou para a luta, eu vou)
    Não paro não, vou para a luta, agora eu vou
    Não paro não

    Onde eu piso vou deixando o que não sou,
    (Vou para a luta, eu vou)
    Não paro não, vou para a luta, agora eu vou
    Não paro não
    Não paro não
    Não paro não

    ResponderExcluir
  2. Estar.
    É isso. =)
    Fico feliz de ter te encontrado nesses nossos caminhos d= Achei mto legal ter tido notícias tuas depois de tanto tempo.
    Eu queria mesmo colocar uma música nesse post, mas não tinha certeza sobre ql seria melhor, agradeço a contribuição ;D

    ResponderExcluir
  3. Compartilho de seus argumentos, porém, o sentido para tal só a vida e o que vivemos pode nos dar.

    Mais uma vez muito obrigada pela visita!
    Volte sempre que quiser!

    Conte com a minha visita sempre!

    Bjs^^

    ResponderExcluir
  4. Tem presentinho para você, lá no meu blog!

    Dê uma passada por lá!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Eu ainda não assisti ao filme, mais me fala o que você achou da peça?

    Faz muito tempo que eu não vou em um teatro. E honestamente sinto falta. O problema aqui na minha cidade por ser próxima a São Paulo é que nenhuma peço boa fica em cartaz e para ir a capital precisa ter tempo. Quem sabem nessas férias eu não vá! :P

    Para pegar o selinho é bem simples. Basta salvá-las como imagem e add em seu blog e dps repasse (se possível) a outros blogs que você conhece!

    Mais uma vez obrigada pela visita!

    Beijoss!

    ResponderExcluir

Senta aí, vamos conversar (=