sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dois Perdidos Numa Noite Suja


Na última terça-feira (dia 01/12) assisti à peça Dois Perdidos Numa Noite Suja, ela mostra uma realidade que não é das mais agradáveis de se ver. O forte texto de Plínio Marcos interpretado por André Gonçalves e Freddy Ribeiro.
Os dois personagens dividem um quarto de pensão, cenário da peça, ambos trabalham como carregadores no mercado. Tonho (Freddy R.) culpa toda infelicidade de sua vida à falta de um sapato que preste, o que Paco (André G.) tem, mas não empresta. Daí gostaria de destacar: a falta de confiança, Paco não confia seu par de sapatos nem ao seu colega de quarto; a importância tão grande que damos a certas coisas, para Tonho, todos o olhavam com maus olhos por causa de seus sapatos rotos; como brigas são desencadeadas por motivos banais (acho que escreverei mais sobre isso em um futuro post), os personagens brigam por causa de um par de sapatos. Sem contar o óbvio, o quanto coisas básicas como um par de sapatos são inacessíveis para muita gente.
O grande desejo de Paco é uma flauta, o que tocava, até perder a sua em uma noite, provavelmente depois de muita bebida. Para voltar a ser um artista tenta aprender a tocar gaita, o que incomoda Tonho, que quer dormir.
Me chamou atenção o fato de que a desgraça é tão banalizada que torna-se cômica.
A peça retrata uma realidade agressiva, violenta, pesada, marginal.

Fiquei muito feliz com a vinda de uma peça boa como essa, o cine teatro de Marabá (cine Marrocos) não é muito movimentado, espero que isso seja só o início de uma melhora no teatro daqui.

A peça também foi adaptada para o cinema, mais recentemente numa versão com Roberto Bomtempo e Débora Falabella.

"O teatro só faz sentido quando é uma tribuna livre onde se pode discutir até as últimas consequencias os problemas dos homens"
Plínio Marcos
"A arte é uma magia a gente aprende mas ninguém ensina"
Idem


Ouvindo: Chico Buarque, Álbum: Carioca

Subúrbio - Chico Buarque

Não tem verde-azuis
Não tem frescura nem atrevimento
Lá não figura no mapa
No avesso da montanha, é labirinto
É contra-senha, é cara a tapa
Fala, Penha
Fala, Irajá
Fala, Olaria
Fala, Acari, Vigário Geral
Fala, Piedade
Casas sem cor
Ruas de pó, cidade
Que não se pinta
Que é sem vaidade

Vai, faz ouvir os acordes do choro-canção
Traz as cabrochas e a roda de samba
Dança teu funk, o rock, forró, pagode, reggae
Teu hip-hop
Fala na língua do rap
Desbanca a outra
A tal que abusa
De ser tão maravilhosa

Lá não tem moças douradas
Expostas, andam nus
Pelas quebradas teus exus
Não tem turistas
Não sai foto nas revistas
Lá tem Jesus
E está de costas
Fala, Maré
Fala, Madureira
Fala, Pavuna
Fala, Inhaúma
Cordovil, Pilares
Espalha a tua voz
Nos arredores
Carrega a tua cruz
E os teus tambores

Vai, faz ouvir os acordes do choro-canção
Traz as cabrochas e a roda de samba
Dança teu funk, o rock, forró, pagode, reggae
Teu hip-hop
Fala na língua do rap
Fala no pé
Dá uma idéia
Naquela que te sombreia

Lá não tem claro-escuro
A luz é dura
A chapa é quente
Que futuro tem
Aquela gente toda
Perdido em ti
Eu ando em roda
É pau, é pedra
É fim de linha
É lenha, é fogo, é foda

Fala, Penha
Fala, Irajá
Fala, Encantado, Bangu
Fala, Realengo...

Fala, Maré
Fala, Madureira
Fala, Meriti, Nova Iguaçu
Fala, Paciência...

5 comentários:

  1. Oi Ana! Tudo bem!?

    Que belíssima resenha da peça! Você estuda na UFPA? - Que curso se você faz lá?´

    Há um tempo atrás eu havia prestado o vestibular para Jornalismo - Foi uma das provas que mais gostei de fazer!

    Porém, acabei optando por fazer loucamente Cinema. XD

    Mesmo assim parabêns!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olha, se eu te contar quando foi a última vez que fui ao teatro... rs. E pior que é algo que eu gosto, mas não criei um hábito de assistir a peças. Dia 12 tenho a mostra dum amigo meu, pretendo ir e adquirir uma frequência, quem sabe. O tema dessa peça que tu relatou me pareceu interessante. E, eu preciso MESMO tratar de ir ao teatro. Vi que tu citou uma letra do Chico... eu adoro as letras dele, mas, sinceramente, prefiro outros artistas interpretando as canções dele. Já ouviu falar na Cida Moreyra? É a melhor intérprete de MPB, na minha opinião.

    Beijo,
    Ramiro Catelan

    ResponderExcluir
  3. Oii Ana!

    meu msn: marcia.freddy@hotmail.com

    Vamos falar sim de muitos filmes e muitas outras coisinhas mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Fofaaa!!!

    Tem outro presentinho para você!!!

    Passe lá para pergarr!!!

    Beijos!!

    PS: Vc está online no msn!!??

    ResponderExcluir
  5. Uii desculpa pelo "pergar"!! - uhauhauahuaha

    Mais eu ainda não vi esse filme, espero uma resenha dele viu!! - uhuahauahuahuah

    Bjoss!!

    PS: Não conheço Marabá mais sei que Belém é uma cidade linda, quase todo ano vou pra lá! - uhuahauahau

    ResponderExcluir

Senta aí, vamos conversar (=